Construindo a História: Estudo individual, reflexão coletiva...

Sempre que se enfatiza a importância do estudo, fala-se da necessidade de "assistir as aulas". Estas, sem dúvida, ajudam a "organizar as idéias", traçar as linhas gerais dos temas estudados. Assim como palestras, seminários e outras situações de debates contribuem para nossa formação.

No entanto, nada substitui o estudo individual. Ele é indispensável à preparação e aprofundamento dos temas tratados, contribuindo para o aproveitamento e para participação nos debates das aulas.

Nossa formação em História se sustenta em três pilares: estudo individual, disciplina nos estudos e aulas.

Enfrentar as dificuldades do estudo

Estudar não é fácil. Quando não se tem o hábito de estudo, fica-se impressionado ao pegar um livro ou textos mais complexos ou extensos.

No início surgem muitas dúvidas e dificuldades, mas com o prosseguimento do estudo começa-se a compreender melhor os textos e a assimilá-los. Acima de tudo é necessário ter vontade de aprender e não desistir diante dos primeiros obstáculos.

Estudo individual planejado, permanente e metódico

Que tal assumir um compromisso com o estudo? E se experimentarmos encará-lo como uma tarefa a ser cumprida com o mesmo rigor que todas as outras? Para isto, nada melhor que estabelecer (e seguir) um plano de estudo individual. Convém definir um horário fixo para o estudo. Depois, exercitar-se na concentração, disciplina e organização: evitando fatores de dispersão; fazendo intervalos; providenciando antecipadamente todo o material necessário; realizando anotações e fichamentos. Um bom começo será definir, realisticamente, um mínimo de horas semanais a dedicar ao estudo.

Como estudar

Estudar é procurar compreender o que se leu, refletir sobre os assuntos abordados em um texto, reter o fundamental, estabelecer relações com outras idéias lidas e ouvidas.

Quando se pega um texto pela primeira vez, é importante começar por uma leitura atenta, para se ter a visão de conjunto. Geralmente, essa leitura leva à necessidade de consultar dicionários, anotações de aulas/palestras e outras obras importantes para o entendimento das idéias centrais.

Depois, volta-se ao texto, várias vezes (conforme necessário), para apreender sua mensagem, localizar idéias, fatos, informações e exemplos. Durante a leitura, é conveniente assinalar as passagens mais importantes e fazer anotações. Registrar palavras ou fatos desconhecidos, dúvidas, idéias principais, argumentos, fatos e exemplos permite voltar e refletir com maior facilidade sobre pontos importantes.

A partir das anotações, é possível fazer um resumo, isto é, um texto menor, com as próprias palavras, trazendo as principais idéias do que foi estudado. O resumo de cada texto lido ajuda a fixação e o esclarecimento das idéias. Apresentando os pontos essenciais do pensamento do autor e o registro de opiniões pessoais do leitor, o resumo possibilita o desenvolvimento da capacidade crítica e do raciocínio independente.

Persistir na reflexão e no debate

As dificuldades iniciais irão diminuir aos poucos, com paciência e dedicação. Mas, é melhor não fechar-se em si mesmo! Levar as dúvidas e dificuldades individuais para discussão na sala de aula. O estudo individual só terá mais resultados sendo conjugado a construção coletiva do conhecimento histórico em sala de aula através de debates ou de grupos de estudo.

Pode-se realizar, também, círculos de leitura e estudo. Elege-se um coordenador e um secretário. Os participantes apresentam/discutem dúvidas, fazem comentários e decidem se devem voltar ao texto individualmente e realizar novas sessões. Se necessário, solicita-se a presença de alguém que tenha mais acúmulo, para expor aspectos que facilitem a compreensão do texto e auxiliar a dirimir dúvidas ou orientar o estudo.

Passos para o estudo

- Ler integralmente e com visão de conjunto

- Identificar o tema

- Destacar idéias principais.

- Localizar argumentos, justificações, fatos, exemplos ligados às idéias principais.

- Anotar dúvidas, impressões, associações, etc., bem como passagens que chamaram atenção.

- Formular questões cujas respostas se encontrem no texto e/ou questões por ele suscitadas.

- Resumir - construir um texto curto, que contenha as idéias mais importantes

- Esquematizar - elaborar um quadro ou sinopse que permita visualizar a estrutura, o planejamento do texto, expondo suas idéias centrais.

- Interpretar - comparar/associar as idéias do autor (com as pessoais; com outras do mesmo autor; com as de outros autores).

- Criticar - formar opiniões próprias, fazer apreciações e juízo pessoal do texto.

Lembretes para cumprimento do plano de estudos

1. Providenciar o livro ou cópias dos textos.

2. Predeterminar um horário.

3. Garantir algumas condições básicas para o estudo:

- concentração - evitar ou isolar os elementos de dispersão

- disciplina e organização:

- providenciar todo o material necessário

- não deixar de ler índices, prefácios, tabelas, notas de rodapé, etc...

4. Dedicar ao estudo a mesma atenção dispensada a outras tarefas.

5. Interpretar os textos e extrair deles ensinamentos para a vida.

6. Discutir na sala de aula as dúvidas e as interpretações surgidas no estudo.

Abaixo alguns links para textos mais detalhados sobre como estudar história:

Orientações sobre como estudar

Como ler com eficiência

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