5X Favela - Agora Por Nós Mesmos

O primeiro longa totalmente feito por jovens moradores de favelas retrata cinco histórias que acontecem em comunidades cariocas



Muitos filmes já retrataram a favela sob a ótica bandidos, da polícia e da classe média. Em 5X Favela - Agora Por Nós Mesmos é a vez dos moradores do morro apresentarem a sua realidade. Sete jovens cineastas de comunidades do Rio de Janeiro, formados em oficinas profissionalizantes ministradas por profissionais como Walter Salles, Ruy Guerra e Fernando Meirelles, foram os responsáveis pelas histórias que compõem o longa.

Baseado em Cinco Vezes Favela, de 1961, quando cinco jovens da classe média subiram os morros para fazer um filme em episódios, o longa foi apresentado em caráter hors concours no Festival de Cannes deste ano. Com um orçamento de R$ 4 milhões, a película contou com a mão de obra de 84 dos 229 participantes das oficinas, que integraram toda a equipe técnica.

O primeiro episódio apresentado é Fonte de Renda, dirigido por Manaíra Carneiro e Wagner Novais. Com o uso do estilo que conta do fim para o início, o filme retrata a história do jovem Maicon (Silvio Guindane), que sonha com a faculdade; algo muito caro para qualquer família pobre da favela. A história tem a presença de Hugo Carvana, como padrinho do rapaz.

Arroz com Feijão, a segunda narrativa, é uma mistura de gêneros feita por Rodrigo Felha e Cacau Amaral. Com um final surpreendente, conta as aventuras do pequeno Wesley (Juan Paiva) que, no dia do aniversário do seu pai, se junta com seu melhor amigo Orelha (Pablo Vinicius) para conseguir algo raro para o jantar: um pouco de carne para misturar ao arroz e feijão.

Luciano Vidigal é o diretor da terceira obra: Concerto Para Violino. Neste, o tráfico de drogas é abordado diretamente, de maneira ríspida e violenta, assim como apresentado em longas conhecidos, como Cidade de Deus, de Fernando Meirelles.

O próximo, Deixa Voar, de Cadu Barcelos, surge com um clima de tensão. Flávio é um adolescente de 17 anos que decide enfrentar o medo e ir até a favela rival para recuperar a pipa de seu amigo.

Luciana Bezerra assina Acende a Luz, o último da série, que traz a mensagem de que vale a pena debochar da vida. Tudo acontece na véspera de Natal, quando toda vizinhança está pronta para comemorar. Porém, o morro está sem luz e o que era para ser uma tragédia se torna cômico em poucos segundos.


INFORMAÇÕES

Censura: 14 anos
Diretor: Luciana Bezerra, Cacau Amaral, Rodrigo Felha, Wavá Novais, Manaíra Carneiro, Cadu Barcellos, Luciano Vidigal
Elenco: Marcio Vito, Gregório Duvivier, Hugo Carvana, Silvio Guindane.
Nome Original: 5x Favela - Agora Por Nós Mesmos
Ano: 2010
País: Brasil
Duração: 103 minutos
Site: Oficial

FIFA arquiva investigação sobre maus tratos ao técnico da Coreia do Norte

Imprensa asiática noticiou que Kim Jong-Hun teve de fazer trabalhos forçados após a Copa, mas entidade não encontrou qualquer prova

Kim Jong-Hun, técnico da Coreia do Norte, durante

um jogo da Copa do Mundo (Foto: Getty Images)
A Fifa anunciou nesta quarta-feira que arquivou a investigação que fazia sobre supostos maus tratos sofridos por técnico e jogadores da Coreia do Norte após a eliminação na Copa do Mundo. A denúncia surgiu na imprensa asiática, mas a entidade máxima do futebol não encontrou qualquer prova ao longo de sua investigação.

"A federação norte-coreana assegura que o técnico e todos os outros membros da equipe nacional estão treinando normalmente. A associação também indicou que não houve sanções ao treinador e que essas informações são infundadas. Com todas essas informações na mão, e tendo checado todas as fontes, a Fifa decidiu encerrar o caso", diz o comunicado emitido pela entidade.

Segundo a denúncia da imprensa, jogadores e a comissão técnica da Coreia do Norte foram sabatinados por 400 pessoas quando voltaram ao país, após perderem seus três jogos na Copa do Mundo. O técnico Kim Jong-Hun teria sido demitido e enviado para fazer trabalhos forçados. Nada disso foi comprovado.

A Coreia do Norte perdeu para Brasil (2 a 1), Portugal (7 a 0) e Costa do Marfim (3 a 0) na Copa da África do Sul.

Exposição temporária: “Dr. Getúlio: Entre o trabalho e os livros”.

De: 24 de agosto até final de setembro
Curadoria: Silvia Pinho
Museu da República:
Rua do Catete, 153 – Catete – RJ
Tel: 3235-2650
De terças a sextas-feiras, das 10 às 18 hs. Sábados, domingos e feriados, das 13 às 18 hs